terça-feira, 8 de março de 2011

Dia Internacional da Mulher

Bom, hoje,como nós sabemos (e a mídia, além das tantas correntinhas de Orkut, com mensagens de ctrl C ctrl V não nos deixam esquecer) é o Dia Internacional da Mulher.

O dia,todo mundo sabe, oito de março, mas o porquê do dia, quando ele foi oficializado, o número de mulheres que lutaram, para que depois surgisse este dia, aaah, isso quase ninguém sabe, infelizmente...

Sinceramente, eu também não sei muito a fundo, mas resolvi pesquisar aqui, e compartilhar para meus (pouquíssimos) leitores! xD~

O Dia Internacional da Mulher, 8 de março, está intimamente ligado aos movimentos feministas que buscavam mais dignidade para as mulheres e sociedades mais justas e igualitárias. É a partir da Revolução Industrial, em 1789, que estas reivindicações tomam maior vulto com a exigência de melhores condições de trabalho, acesso à cultura e igualdade entre os sexos. As operárias desta época eram submetidas à um sistema desumano de trabalho, com jornadas de 12 horas diárias, espancamentos e ameaças sexuais

No Dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos(Cotton), situada na cidade norte americana de Nova Iorque, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas, equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho. Foi a primeira greve norte-americana comandada apenas por mulheres. 

A polícia reprimiu violentamente a manifestação fazendo com que as operárias refugiassem-se dentro da fábrica. Os donos da empresa, junto com os policiais, trancaram-nas no local e atearam fogo, matando carbonizadas todas as tecelãs, que eram em cerca de 130.

Em 1910, durante a II Conferência Internacional de Mulheres, realizada na Dinamarca, foi proposto que o dia 8 de março fosse declarado Dia Internacional da Mulher em homenagem às operárias de Nova Iorque. A partir de então esta data começou a ser comemorada no mundo inteiro como homenagem as mulheres.Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela ONU (Organização das Nações Unidas).



Hoje, no Brasil tem mais mulheres que homens. Elas ocupam cada vez mais espaço no mercado de trabalho. E, para se ter uma idéia, já são responsáveis por 24,9% dos domicílios brasileiros. Porém, mesmo com todas essas lutas, sabemos que em muitos lugares ainda existe a violência, o preconceito, o desrespeito e abuso contra muitas de  nós.

De vez em quando,surge na mídia, casos de assédio, ou até mesmo abuso sexual muitas vezes na própria casa, ou no trabalho. Ainda há muito a se fazer para obtermos a tão sonhada igualdade, só nos basta continuar com a nossa luta, não nos deixarmos levar pela tão dualista mídia, que tenta nos forçar a sermos todas num padrão de beleza, mero jogo de aparências, nós temos potencial...Somos capazes...Somos fortes,somos MULHERES!

E, para finalizar: FELIZ DIA INTERNACIONAL DA MULHER! =D




4 comentários:

  1. Curti muito o seu texto e parabéns para todas nós. Visite o meu blog tbm http://www.misskece.blogspot.com

    bjos

    ResponderExcluir
  2. eu não sabia D: curti

    ResponderExcluir
  3. hehehehe essa é minha cecilia *.* eu já conhecia essa história...é tenso....como pode tacar fogo em amis de 130 mulheres? ao menso eles foram punidos?

    ResponderExcluir
  4. =D
    Esqueci de dizer da fonte do negócio do país ter mais mulher... foi IBGE, tá gente. xD

    Pois é,na época foi o modo de silenciá-las, Raulzitcho! D=

    Mó vacilo isso, e até onde eu ssaiba, eles não foram punidos. :s

    ResponderExcluir