quinta-feira, 10 de março de 2011

Turista? Nãão!

Bom,como começar a falar sobre isso? Hmmmm'.
Cara, foi uma coisa muito engraçada, porque, afinal, desde os meus 10, 11 anos, eu quero me formar em Biologia.
Então, você, meu caro leitor, deve estar se perguntando, assim como quase todo mundo pra quem falei que ia fazer Turismo perguntou : "Então, por que você está fazendo Técnico em Turismo?"

Então, para esclarecimento, resolvi dizer o porque do Turismo em minha vida. xD

Bom, em 2008, eu ingressei em um colégio Estadual, de um certo nome,  e que possui alguns métodos de incentivo diferenciado da maioria dos outros, um colégio que buscava alunos que estudaram o ensino fundamental em escolas municipais que tiveram notas consideravelmente boas no decorrer de suas vidas escolares. E, para resumir, no decorrer do 1° ano, eles nos dão a chance de escolher um curso técnico no CEFET/RJ, maaas, é claro que você só consegue se e somente se tiver nota o suficiente para a vaga. (Imagine a concorrência que não é, além de uma pequena pressão xD)

Confesso que no comecinho daquele ano, eu estava empurrando tudo com a barriga, e o curso que eu talvez me interessasse em fazer era Seg. do Trabalho, afinal, era o mais próximo da área que eu quero seguir.
Porém, no passar do ano, resolvi que queria fazer algo relacionado mais a humanas, que é uma área que eu também sempre gostei. E também pensei que seria uma boa, ampliar minha visão e ter um diploma de técnico numa área diferente, além de ampliar minha visão, também seria um "algo a mais" no mercado de trabalho. E na grade de matérias, eu vi uma que me chamou  muito a atenção, chega brilhou pra mim : Princípios de Ecologia e Proteção ao Meio Ambiente (matéria do quinto período). Daí pensei: Por que não unir o Turismo com a Biologia, e entrar na área de pesquisas, tipo, em relação aos impactos do Turismo nas Biodiversidades, e coisas relacionadas, sacas?! xD

Beleza, consegui o técnico, que escolhi como primeira opção *-*  Uhuuuul! \o/ *festa* hahaha
Momento de Felicidade e Satisfação. *--------*

No meu primeiro período (primeiro semestre), confesso que eu não me senti muito integrada com a turma, o que não facilitou meu rendimento, já que no Turismo somos uma rede, e sempre precisamos uns dos outros. (o que no começo não foi uma coisa legal pra mim, eu nunca soube ser uma pessoa sociável ;x). E (acho que foi até muito felizmente) fui reprovada no meu primeiro período, de início, senti um desânimo (e revolta tbm =x haha) de continuar, mas persisti, e muitíssimo felizmente² , fiquei numa turma que me acolheu maravilhosamente bem, e que havia maior facilidade de manter contato, afinal eramos (quase) todos do HM, da mesma turma do Ens. Médio, pessoas que bem ou mal, já me conheciam um pouco. =D


E tudo rolou muito bem, e cada vez mais eu me apaixono pela área, embora não esteja pensando AGORA em fazer a minha graduação para Turismo, afinal, são quase 10 anos sonhando em trabalhar com a área Biológica (), mas já andei pensando em tentar fazer as duas graduações, e tentar dividir direitinho e interligar as duas, afinal, no Turismo, a gente pode (quase) tudo! Como já disse acima, é uma rede, onde sempre há um jeito de integrar e melhorar.


O Turismo já me ajudou muito, a aprender a me dar melhor com as pessoas, afinal, sempre fui muuuito tímida (sim, tem gente que não acredita,mas é sim, tá. u_u). No Tusimo é essencial essa coisa, de Hospitalidade, Empatia (peguei das aulas de hospegadem,umbj.), essa paixão pelas coisas NOSSAS, nossa cultura, tanto a popular, a folcórica, a erudita... Uma pena muito grande que as pessoas sejam tão mente fechada e preconceituosas com essa área (aliás, com a maioria das áreas Humanas), que move tanto a nossa economia, e que é muito pouco investida (no RJ só se investe  na média de 3% no meio de tanta grana que traz), as pessoas ainda tem aquela coisa de dizer que "turismo é coisa de vagabundo, não querem nada coma  vida." ou  que a gente "trabalha pra ser turista e viajar muito" (sendo que às vezes a gente nem viaja, dependendo com o que você vai trabalhar no Turismo).
GENTE, JÁ DIZ A NOSSA PROFESSORA IOMARA: "NO TURISMO A GENTE É MAIS FELIZ!"
SE RELACIONA COM TANTAS OUTRAS ÁREAS, NÃO É UMA COISA ISOLADA, ALIÁS, É UM FENÔMENO, O FENÔMENO TURÍSTICO! \o/


E só pra esclarecer mais uma vez quem trabalha com turismo não é turista e sim técnico em turismo, ou turismologo, se você tiver a graduação. Enfim, vcs me entenderam, existem suas denominações.
;*


#fikdik.


E deixem de ser preconceituosos, afinal, NÓS do turismo que trazemos grana bagarai nesse país magavilhoso pra isso, fazer o que, né!



7 comentários:

  1. Aplausos para você esse texto deveria ser entregue a todos os animais que dizem que nós que fazemos turismo somos 'vagabundos'.
    E como diz a Iomara : '' No Turismo a gente é mais Feliz''.

    ResponderExcluir
  2. =) isso ae Cecília...todos somos fodas em uma area..Sinto que você encontrou a sua *.* tudo de bom pra ti...!!! beijão

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAHAHA
    Pois é, as pessoas ainda tem esse preconceito com quase td relacionado as Humanas. >.<

    Eu sempre fui meio dividida com isso, entre as biologicas e as humanas. D:
    HAHAHAHA
    No turismo a gente pode tanta coisa, viiiu....
    I ♥ Turismo. -QQ hahaha

    ResponderExcluir
  4. Muito bom,minha maninha!
    A cada dia me dá mais orgulho hein...
    Tomara que você realmente consiga fazer o que quer da vida, já que você anda bem decidida desde tão nova.
    rsrsrssrs

    Saudades de ti,viu...
    Te amo! Beijos.

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo veio de você?
    KKKKKKKKKKKKK
    preciso te conhecer maais...
    falou muito bem...

    ResponderExcluir
  6. Meio atrasado, mas cheguei. Arrazo no texto,
    e normalmente é o que eu ouço quando falo que faço turismo, but "No Turismo a gente é mais feliz".

    ResponderExcluir
  7. Tirando a pergunta da Kty --'
    Como assim,claro que veio de mim >.<
    HAHAHAHA
    Vlw Biel xD
    Pois é,somos chamados de vagabundos,que só passeiam,maaaas, já diz o Ambrózio "Nosso Laboratório é o MUNDO (real)!.

    ;*

    ResponderExcluir